Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

As duas técnicas são realizadas através do agulhamento, o que difere uma técnica da outra é a forma e os locais de aplicação, agindo em vias diferentes de dor.  

 

O Dry needling  ou agulhamento a seco é uma técnica realizada pela introdução da agulha no ventre muscular na presença de pontos gatilhos. Existem várias técnicas de agulhamento, incluindo a inserção da agulha no músculo por um período de tempo, a manipulação da agulha, por exemplo, através da pistonagem, ou a indução de contrações musculares com a associação da estimulação elétrica. A técnica estimula pontos de fibras nervosas pela ativação das fibras A delta e inibição das fibras C de dor.  

Ao se realizar a introdução da agulha é desejável a “resposta de contração muscular”. O agulhamento leva a alterações nos mecanismos de função muscular, tais como, a sinalização mecânica, a remodelação do citoesqueleto de fibroblastos e a mecanotransdução. 

Evidências também sugerem que o agulhamento pode causar alterações bioquímicas relacionadas à dor e à inflamação, melhorando o fluxo de sangue, o que poderia influenciar na produção de força. 

Já a acupuntura, é caracterizada pela inserção de agulhas em pontos específicos da derme (acupontos), capazes de estimular o sistema nervoso através dos meridianos, que são pontos energéticos que estimulam e movimentam o fluxo energético (QI) bloqueado. Estudos recentes mostram que essa estimulação provoca a secreção de óxido nítrico, opioide endógenos, e neurotransmissores, como a serotonina, permitindo a comparação aos efeitos provocados pelos anti-inflamatórios não esteróides. 

A escolha da técnica dependerá da avaliação de acordo com as demandas e os objetivos terapêuticos a serem atingidos, de forma individualizada respeitando as indicações e contra indicações de cada paciente. 

 

Evidências Clínicas: 

Em um estudo recente, foi comparado o tratamento de acupuntura x agulhamento a seco nos casos de disfunções da articulação temporomandibular miogênica. Os resultados mostraram o agulhamento seco mais eficaz na resolução da dor em pontos gatilhos. Por outro lado, a acupuntura mostrou influências positivas na qualidade de saúde geral. 

Já em outro estudo, comparando as duas técnicas em casos de dor crônica, mostrou que a acupuntura foi recomendada como terapia não invasiva de primeira linha por ser consistentemente mais eficaz e relativamente segura nos casos de dor crônica, porém, os efeitos só foram observados imediatamente após o término das sessões e no seguimento de curto prazo. 

Em uma revisão sistemática sobre acupuntura x dry needling, a acupuntura tem demonstrado maior eficácia na resolutividade dos problemas relacionados à dor e estresse local.  Por outro lado, o dry needling nos casos de ponto gatilho parece produzir melhor resposta. 

Em outra revisão, sobre os efeitos do agulhamento seco profundo versus superficial ou da acupuntura na dor e incapacidade para condições dolorosas relacionadas à coluna vertebral mostrou diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, favorecendo o agulhamento profundo sobre o superficial. 

 

Viés Metodológicos

Os estudos mostram eficácia no manejo da dor nos dois tipos de tratamento, a acupuntura atuando na dor crônica e bem-estar e o dry needling em pontos gatilhos de dor com efeito a mais longo prazo quando comparado a acupuntura. 

Porém ainda faltam estudos mais detalhados quanto a eficácia no manejo das condições musculoesqueléticas, pois  são heterogêneas e sujeitas a várias limitações. Dentre elas, a própria descrição sobre as duas técnicas. Em alguns estudos, o agulhamento a seco frequentemente é considerado uma forma de acupuntura.

Além disso, mais estudos de alta qualidade são necessários para estimar melhor o tamanho do efeito do agulhamento profundo versus superficial, controlando a localização e a profundidade da lesão, além do tempo de ação e  a curto, médio ou longo prazo.  

 

Renata Luri Fisioterapeuta Doutorada pela Unifesp – Sócia na Clínica La Posture

 

Referências:

 

 

Veja Também

Bandagem Funcional

Investir no Taping na Estética

Investir no Taping na Estética   Os cosméticos são os recursos mais utilizados e conhecidos nos atendimentos da Estética. Porém, nas últimas décadas, outros recursos