O que é Dry Needling ou agulhamento seco?

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O que é Dry Needling ou agulhamento seco?

O dry needling ou agulhamento seco foi desenvolvida na década de 40, pela médica Dra. Janet Travell e após teve seus estudos aprimorados, por cientistas como Dr. Karel Lewit e Dr. Chang Gun.

Dra. Janet, que é conhecida como a “mãe do conhecimento sobre Trigger Point Miofascial”, nos Estados Unidos, originalmente começou os seus estudos e prática clínica desta técnica que ela mesma nominou como “Dry Needling”, utilizando agulhas hipodérmicas no tratamento de Trigger Points, sem nenhuma analogia à Acupuntura ou a MTC (Medicina Tradicional Chinesa). Somente com o passar do tempo outros pesquisadores passaram a realizar esta analogia.

O livro: The Gunn Aproach to The Treatment of Chronic Pain estabeleceu o uso de agulhas de acupuntura , porém em sua obra deixou claramente figuradas as distinções de seu método, caracterizando-o como estimulação Intramuscular (EIM) e não como acupuntura a despeito das diferenças na avaliação e na metodologia de tratamento.

Segundo a ABRA-NEEDLING: O Dry Needling envolve a inserção de uma agulha para estimular o processo de cicatrização de tecidos moles (“Trigger points” musculares, fáscias, tendões e ligamentos, etc), resultando em alívio da dor e restauração da fisiologia saudável. O paciente também pode sentir uma reprodução de “sua” dor, que é um indicador de diagnóstico útil para o terapeuta diagnosticar a causa dos sintomas dos pacientes. Os pacientes logo aprendem a reconhecer e aceitar até mesmo essa sensação, uma vez que resulta na desativação do Trigger Point, reduzindo a dor e restaurando a função do comprimento normal do músculo envolvido.A agulha utilizada é muito fina e algumas pessoas nem sequer a sentem penetrar na pele. Em um músculo saudável, sente-se pouco desconforto com a inserção da agulha. No entanto, se o músculo é sensível e encurtado ou há Trigger Points ativos dentro dele, o indivíduo vai sentir uma sensação como uma cãibra muscular – “a resposta de contração” ou LTR, ( Local Twitch Response).

Entenda sobre o curso de dry needling da Resportes:

Veja Também

Abrir chat
Posso Ajudar ?
Olá :)
Está com alguma dúvida ?