Fisioterapeuta Hospitalar: Como se candidatar a uma vaga?

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O setor Hospitalar é um dos setores que mais toma atenção dos profissionais Fisioterapeutas, devido sua alta complexidade e nível de exigência de capacitação para atuação. Além disso, com o advento do COVID-19, o segmento movimentou com Hospitais campanhas e aumento dos leitos. Essa organização do atendimento hospitalar fez as vagas para Fisioterapeutas dispararem, chegando inclusive a gerar falta de profissionais em algumas regiões do Brasil. 

Para te ajudar, preparamos algumas dicas para organizar a sua apresentação para os gestores dos hospitais:

  1. Apresentação inicial via e-mail:

“Prezado coordenador (incluir o nome caso tenha acesso), bom dia.

Me chamo (NOME COMPLETO), sou Fisioterapeuta com especialização em Fisioterapia Hospitalar e qualificações (ou experiência) em hospitais.

Gostaria de me candidatar a oportunidade da vaga em “colocar o nome da descrição da vaga oferecida” e ao corpo de profissionais do Hospital X.

Segue em anexo o meu currículo para avaliação. Fico a disposição.

Atenciosamente,

NOME COMPLETO

CREFITO X

TELEFONE 1

TELEFONE 2 (RECADOS)”

2. Organização do currículo:

Os currículos devem ser atualizados de forma clara, com informações relevantes para a sua atuação. Seguem algumas dicas de como elaborar:

Dados pessoais: Sempre atualizados. Importante inserir um telefone para recados e orientar o responsável para alertar caso houver contato.

Informações profissionais: Descrever seus cursos, pós graduações com: TEMAS, HORAS, OBJETIVOS, CARGA HORÁRIA E DATAS que os mesmos foram concluídos. Detalhar o aprendizado que se aproxima a realidade do Hospital pleiteado.

3. Processos seletivos:

Após realizado de forma correta sua apresentação inicial, uma provável segunda etapa é oferecida. 

Grandes instituições apresentam em média de 2 a 3 etapas em seus processos seletivos, incluindo elas: 

  1. Envio do currículo;
  2. Prova escrita na área desejada;
  3. Prova oral e entrevista com o gestor da área;

Fase 2: Prova escrita na área desejada:

Procure ler e relembrar sobre temas gerais no universo hospitalar como: Avaliação Fisioterapêutica, Ventilação Mecânica, Ventilação não Invasiva, Parada Cardiorrespiratória, Mobilização Precoce, entre outros… pois as perguntas levantadas em provas não são apenas de caráter de experiência, mas sim de conhecimentos técnico-científicos, com algumas teorias e conceitos que nem sempre sabemos descrever de forma tão clara no dia a dia e que estão presentes em qualquer segmento dentro de um hospital. Esta fase poderá ser descritiva, via perguntas alternativas ou ambas.

Fase 3:  Prova oral e entrevista com o gestor da área:

A prova oral irá depender de cada Instituição. Instituições que promovem salários acima do piso da Fisioterapia, costumam trabalhar com provas orais. 

As provas orais envolvem mais aspectos psicológicos e descrição de casos clínicos em busca de colher informações em como o profissional se portará em possíveis situações.

Entrevista com o gestor:

As entrevistas ocorrem com os gestores e coordenadores do setor da Fisioterapia e envolvem um conhecimento mais prático do seu perfil pessoal e profissional, em busca de análises e soluções diante de problemas comumente apresentados na instituição. 

Algumas instituições questionam sobre os seus conhecimentos sobre ela. Uma boa dica é entender o propósito (missão, valores, visão) e analisar o histórico do desenvolvimento da Fisioterapia daquele Hospital.

Essas informações são encontradas de forma simples no Institucional nos sites oficiais de cada hospital. Algumas vezes, realizamos pré respostas como: O hospital do coração tem o foco em cardiologia, porém não sabemos que o foco daquela instituição é em cardiologia e ortopedia, e que uma simples analise no site da Instituição te proveria de situações embaraçosas ou perca da vaga oferecida. Além disso, as instituições mudam constantemente, ficar atento aos detalhes pode te posicionar a frente de outros candidatos. 

Esperamos que as dicas te auxiliem na busca da vaga desejada de emprego dentro do ambiente hospitalar e na realização dos seus sonhos.

Veja Também

Fisioterapia

O uso de ventosas em dores na coluna (Parte II)

A lombalgia é considerada um problema de saúde pública que pode afetar qualquer pessoa. Cerca de 80% das pessoas sofrerão ao menos um episódio de