O que é Auriculoterapia.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O que é Auriculoterapia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social e, não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Desta forma, introduz o cuidado com a saúde dentro de um conceito de qualidade de vida, enfatizando seu caráter multifatorial, se aproximando da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que preconiza uma vida equilibrada.

A MTC baseia-se no equilíbrio de duas forças, yin/yang, no corpo humano que levam ao estado de saúde. O rompimento desse equilíbrio pode ocorrer por predomínio ou pela escassez de uma das duas partes, se transformando em um processo de doença. 

A Auriculoterapia é uma técnica baseada na MTC que surge como alternativa eficaz no cuidado com a saúde por sua abordagem rápida e barata em distúrbios físicos, psíquicos e mentais. Convencionalmente, a Acupuntura Auricular pode ser feita através de agulhas semipermanentes ou sistêmicas, sementes ou imãs para a estimulação em pontos anatômicos específicos da orelha com o objetivo de produzir efeitos terapêutico ou analgésico. 

Além disso, essa técnica tem ganhado cada vez mais destaque por apresentar baixos efeitos colaterais, sendo indicada para o tratamento de condições ortopédicas, inflamatórias, metabólicas e crônicas.

De acordo com a MTC, a orelha é um dos vários microssistemas do corpo humano, o pavilhão auricular possui mais de 200 pontos reflexos que correspondem a órgãos e funções que harmonizam as energias do corpo.

Além da prática milenar chinesa, há uma vertente de estudo mais recente, a Auriculoterapia Francesa. Sua história remonta à década de 1950, quando Paul Nogier, um médico francês, criou um mapa da auriculoterapia baseado na MTC mas buscando respaldo da medicina ocidental para justificar sua ação. Na década de 1970, vários mapas de pontos auriculares surgiram na Alemanha e Estados Unidos.

A sua teoria de ação seria a de que aplicação de um estímulo auricular aceleraria reflexos que provocam reações imediatas no organismo. Os estímulos de agulhamento gerariam reflexos que impactam em Sistema Nervoso Central. Isso é, regiões específicas do cérebro sensibilizadas devido aos estímulos nervosos, que se interligam pela rede neural para órgãos ou áreas do corpo, estimulariam respectivas funções. 

Uma metanálise recente de neuroimagem sobre analgesia com placebo revelou que os efeitos e expectativas do placebo poderiam estimular regiões do cérebro que controlam a dor e o humor, o que poderia também gerar resultados positivos com a auriculoterapia.

Auriculoterapia para o Fisioterapeuta…

A técnica pode se tornar um recurso a mais no tratamento de diversos casos clínicos para o fisioterapeuta. A auriculoterapia pode proporcionar analgesia em casos de dor aguda e crônica, além de agregar através de uma abordagem mais integrativa como complemento na manutenção do cuidado com a saúde.

 

Dra Renata Luri, Doutora pela Unifesp 

Clínica LA POSTURE

Referências:

Ren, R., Zhang, J., Zhang, T., Peng, Y., Tang, C., & Zhang, Q. (2019). Auriculotherapy for sleep quality in people with primary insomnia. Medicine, 98(8), e14621.doi:10.1097/md.0000000000014621 

Alimi DChelly JE. New Universal Nomenclature in Auriculotherapy. J Altern Complement Med. 2018 Jan;24(1):7-14. doi: 10.1089/acm.2016.0351. Epub 2017 Aug 23.

Murakami, M., Fox, L., & Dijkers, M. P. (2016). Ear Acupuncture for Immediate Pain Relief—A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Pain Medicine, pnw215.doi:10.1093/pm/pnw215 

Jan ALAldridge ESRogers IRVisser EJBulsara MKNiemtzow RC. Does Ear Acupuncture Have a Role for Pain Relief in the Emergency Setting? A Systematic Review and Meta-Analysis. Med Acupunct. 2017 Oct 1;29(5):276-289. doi: 10.1089/acu.2017.1237.

 

Veja Também

Anatomia e Fisiologia

Parte II- A memória muscular

A memória é um processo em que a informação é codificada, armazenada e recuperada.  A memória relacionada a musculatura pode fazer com que em pessoas