O que é ozonioterapia e sua função na Fisioterapia.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O que é ozonioterapia e sua função na Fisioterapia.

O ozônio está presente na natureza, precisamente na camada de ozônio, sua concentração é maior na estratosfera e na mesosfera, que está entre 50 a 100 km da terra, e que é responsável por bloquear a ação solar, porém na troposfera que está a 14 km da terra, existe uma concentração menor, com a responsabilidade de agir sobre a poluição.

É com certeza uma das maiores descobertas da história, a Ozonioterapia é uma técnica terapêutica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio. Usada no tratamento de um amplo número de patologias, a Ozonioterapia pode ser aplicada de modo isolado e complementar, podendo ser aplicado por diversas vias. Por utilizar o ar como matéria prima, é 100% natural e não pode ser patenteado.

A Ozonioterapia medicinal ou estético, é formada através da quebra da dupla ligação de O2, ou seja, ao passar por um sistema corona, que realiza uma descarga elétrica cria-se a divisão do elemento O2, em O + O, e se liga ao segundo elemento O2, transformando em O3, ou seja ozônio. Por ser uma ligação altamente instável ao entrar no nosso corpo, em aproximadamente de 30 a 50 minutos ele age e se transforma em O2 novamente.  

No Brasil tem se alcançado mercado nos últimos dois anos, porém na Europa já tem sua aplicabilidade a mais de um século, foi descoberta a princípio, na Alemanha, inclusive o primeiro artigo foi publicado em 1916 e 1917 com o título “ozônio no tratamento de feridas dos soldados na 2° guerra mundial”. A prática hoje está em diversos países do mundo como Rússia, Alemanha, Itália, Cuba, México, Canadá, alguns estados dos EUA, China, Japão, etc.

Em pesquisa realizada recente, envolveu mais de 644 profissionais, mais de 380 mil pacientes, com mais de 6 milhões de tratamentos realizados, apenas 40 casos apresentou efeito colateral, ou seja, 0,0001%. 

A atuação do Fisioterapeuta na Ozonioterapia é ampla e proporciona grande auxilio no tratamento das dos quadros álgicos, principalmente das seguintes disfunções:

  • Ozonioterapia aplicada nas disfunções da coluna vertebral;
  • Ozonioterapia aplicada as tendinites (tendinopatias) e bursites;
  • Ozonioterapia aplicada aos quadros de artroses e artrites;
  • Ozonioterapia aplicado à Fibromialgia;
  • Ozonioterapia aplicado as disfunções neuro funcionais decorrente do AVC’s, Alzheimer e Paralisia Cerebral;
  • Ozonioterapia aplicada as disfunções esportivas;
  • Ozonioterapia aplica às disfunções cardiorrespiratórias;
  • Ozonioterapia aplicada as feridas e dermato funcional;

Referências Bibliográficas:

Ozonioterapia em lombociatalgia*Revista Dor Print version ISSN 1806-0013/ Rev. dor vol.13 no.3 São Paulo July/Sept. 2012

MORETTE, Daniela Affonso. Principais aplicações terapêuticas da ozonioterapia. 2011. 1 CD-ROM.

Ozonioterapia como terapêutica integrativa no tratamento da osteoartrose: uma revisão sistemáticaPrint version ISSN 2595-0118On-line version ISSN 2595-3192

BrJP vol.1 no.2 São Paulo Apr./June 2018

Veja Também

Fisioterapia

O uso de ventosas em dores na coluna (Parte II)

A lombalgia é considerada um problema de saúde pública que pode afetar qualquer pessoa. Cerca de 80% das pessoas sofrerão ao menos um episódio de