Os Benefícios da Drenagem Linfática Manual no Tratamento do Fibro Edema Gelóide (Celulite)

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Os Benefícios da Drenagem Linfática Manual no Tratamento do Fibro Edema Gelóide (Celulite)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica muito conhecida no meio estético e clínico, para o tratamento do FEG – Fibro Edema Gelóide, conhecida popularmente como a celulite. Essa técnica de massagem é composta por manobras suaves, lentas e rítmicas, sempre realizada de proximal para distal, feita com as mãos, obedecendo ao trajeto do sistema linfático superficial e que tem por objetivos a redução de edemas e linfedemas (de causas pós-traumáticas, pós-operatórias, de distúrbios circulatórios venosos e linfáticos, entre outras) e a prevenção ou melhoria de algumas de suas consequências.

Além de auxiliar no tratamento da celulite, os benefícios da drenagem linfática são:

  • Desintoxica o organismo;
  • Elimina líquidos acumulados no organismo;
  • Ativa o sistema imunológico;
  • Alivia hematomas e edemas pós cirurgias plásticas;

 O Fibro Edema Gelóide (FEG), celulite, é um problema prevalente em mulheres, que causa sérias complicações, como dores intensas, distúrbios emocionais, podendo levar a uma imobilidade parcial dos membros inferiores, está associado com a insuficiência venosa crônica no nível de membros inferiores, podendo ocorrer sintomas como câimbras, sensação de peso, parestesia, entre outros.  O FEG é constituído por pequenas células localizadas na camada superficial do tecido adiposo, provocando uma modificação na textura do tecido, uma retenção hídrica, formação de tecido fibrótico, distrofia local, um aumento de lipídios e também uma aparência gelatinosa.

Curso de Drenagem Linfática Manual em São Paulo

 De acordo com a classificação proposta por Ulrich, existem três graus de FEG: I, II e III. Classificações:

  • Grau I (leve): ocorre quando as alterações cutâneas são percebidas somente durante a compressão dos tecidos; (teste de casca de laranja)
  • Grau II (moderado): apresenta alterações cutâneas de forma espontânea, sem compressão do tecidos;
  • Grau III (grave): apresenta alterações cutâneas tanto em posição deitada ou em ortostatismo, ficando com a pele enrugada e flácida adquirindo a aparência do chamado saco de nozes.

 A causa é multifatorial, sendo considerado como principal fator desencadeante as questões hormonais, e fatores predisponentes, os de origem genética, sexual, étnica, pelo biótipo corporal, pela distribuição de tecido adiposo, e dentre os agravantes, os hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, estresse, medicamentos e gravidez.

O Tratamento é de longo prazo, observando melhora considerável em 10 consultas de drenagem linfática manual, com duração de 45- 50 minutos, com frequência de 2 a 3 vezes por semana, em dias espaçados. Pode-se associar cremes com princípios ativos que estimulam a circulação superficial, com o objetivo de otimizar o tratamento, diminuindo o aspecto da casca de laranja.

Referências:

  1. Guirro ECO, Guirro RRJ. Fisioterapia Dermato-funcional: fundamentos, recursos e patologias. São Paulo: Manole, 2002.
  2. Machado AFP, Tacani RE, Schwartz J, Liebano RE, Ramos JLA, Frare T. Incidência de fibro edema geloide em mulheres caucasianas jovens. Arq Bras Ciên Saúde, Santo André, v.34, n.2, p.80-6, Mai/Ago 2009.
  3. Tacni RE, Tacni PM. Drenagem Linfática Manual Terapêutica ou Estética: existe diferença? Revista Brasileira de Ciências da Saúde, ano III, nº 17, jul/set 2008.
  4. GODOY, José M. P., GODOY, Maria F. G., Drenagem linfática manual: um novo conceito. São Paulo, 2004.
  5. Tacani RE, Tacani PM, Liebano RE. Intervenção fisioterapêutica nas sequelas de drenagem linfática manual iatrogênica: relato de caso. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.18, n.2, p. 188-94, abr/jun. 2011.

Texto da fisioterapeuta Dra. Carolina Ragozzino.

Veja Também

Anatomia e Fisiologia

Parte II- A memória muscular

A memória é um processo em que a informação é codificada, armazenada e recuperada.  A memória relacionada a musculatura pode fazer com que em pessoas