Procura por Fisioterapeutas capacitados em Quiropraxia cresce no Brasil.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Procura por Fisioterapeutas capacitados em Quiropraxia cresce no Brasil.

A Quiropraxia é uma técnica, cujo objetivo e prática podem variar entre os profissionais. Assim como na medicina existem médicos homeopatas, alopatas, ou os que preferem fitoterapia, também na Quiropraxia há linhas de pensamento e atuações muito diferentes.

Historicamente os fisioterapeutas quiropratas tem como objetivo principal a correção da Subluxação Vertebral, que seriam desvios na coluna que prejudicam o funcionamento do sistema nervoso.
Nessa linha de pensamento, considerando o fato do cérebro gerenciar diversas funções no corpo humano, um “pequeno desvio” na coluna vertebral poderia atrapalhar esse processo de gerenciamento. Sendo o papel do fisioterapeuta normalizar a comunicação entre o cérebro e o restante do corpo. 

Por definição, a Quiropraxia, segundo Word Health Organization, 2005, “preocupa-se com o diagnóstico, tratamento e prevenção de desordens do sistema neuro musculoesquelético e os efeitos destas desordens na saúde geral. Há uma ênfase nas técnicas manuais, incluindo ajuste articular e/ou manipulação com foco particular nas subluxações”. 

 

Por se tratar de uma técnica de terapia manual, que utiliza recursos naturais para recuperação das disfunções, a quiropraxia vem sendo determinante na procura de fisioterapeutas por uma parte da sociedade.

Um exemplo claro do avanço da quiropraxia é o reconhecimento do SUS, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 145/2017, ampliou os procedimentos oferecidos pela Política Nacional de Práticas em Saúde (PICS) no Sistema Único  de Saúde (SUS), passando, assim, a disponibilizar à população o serviço de Quiropraxia.

Além disso, há o reconhecimento do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) na atuação do fisioterapeuta na Quiropraxia. O COFFITO também normatizou as técnicas de quiropraxia nas CHF (Coeficiente de Honorários Fisioterapêuticos), que nada mais é que o valor a ser parametrizado à assistência fisioterapêutica. No caso da Quiropraxia o valor para 2019 é de R$ 180,00 reais a sessão.

Na Resportes, o curso de Quiropraxia é exclusivo para Fisioterapeutas, em respeito a legislação e a metodologia pedagógica voltada para fisioterapeutas.

Veja Também