Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Procura por Fisioterapeutas capacitados em Quiropraxia cresce no Brasil.

A Quiropraxia é uma técnica, cujo objetivo e prática podem variar entre os profissionais. Assim como na medicina existem médicos homeopatas, alopatas, ou os que preferem fitoterapia, também na Quiropraxia há linhas de pensamento e atuações muito diferentes.

Historicamente os fisioterapeutas quiropratas tem como objetivo principal a correção da Subluxação Vertebral, que seriam desvios na coluna que prejudicam o funcionamento do sistema nervoso.
Nessa linha de pensamento, considerando o fato do cérebro gerenciar diversas funções no corpo humano, um “pequeno desvio” na coluna vertebral poderia atrapalhar esse processo de gerenciamento. Sendo o papel do fisioterapeuta normalizar a comunicação entre o cérebro e o restante do corpo. 

Por definição, a Quiropraxia, segundo Word Health Organization, 2005, “preocupa-se com o diagnóstico, tratamento e prevenção de desordens do sistema neuro musculoesquelético e os efeitos destas desordens na saúde geral. Há uma ênfase nas técnicas manuais, incluindo ajuste articular e/ou manipulação com foco particular nas subluxações”. 

 

Por se tratar de uma técnica de terapia manual, que utiliza recursos naturais para recuperação das disfunções, a quiropraxia vem sendo determinante na procura de fisioterapeutas por uma parte da sociedade.

Um exemplo claro do avanço da quiropraxia é o reconhecimento do SUS, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 145/2017, ampliou os procedimentos oferecidos pela Política Nacional de Práticas em Saúde (PICS) no Sistema Único  de Saúde (SUS), passando, assim, a disponibilizar à população o serviço de Quiropraxia.

Além disso, há o reconhecimento do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) na atuação do fisioterapeuta na Quiropraxia. O COFFITO também normatizou as técnicas de quiropraxia nas CHF (Coeficiente de Honorários Fisioterapêuticos), que nada mais é que o valor a ser parametrizado à assistência fisioterapêutica. No caso da Quiropraxia o valor para 2019 é de R$ 180,00 reais a sessão.

Na Resportes, o curso de Quiropraxia é exclusivo para Fisioterapeutas, em respeito a legislação e a metodologia pedagógica voltada para fisioterapeutas.

Veja Também

Bandagem Funcional

Investir no Taping na Estética

Investir no Taping na Estética   Os cosméticos são os recursos mais utilizados e conhecidos nos atendimentos da Estética. Porém, nas últimas décadas, outros recursos