Quais as funções da Bandagem Elástica Funcional?

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Quais as funções da Bandagem Elástica Funcional?

Ação da Bandagem

A bandagem consiste em um recurso que utiliza fitas rígidas ou elásticas aplicadas na pele com o objetivo de criar estímulos mecânicos e proprioceptivos. O seu uso parte do princípio de que a colagem da fita poderia tanto levar à estimulação quanto à inibição muscular, ou atuar como um suporte articular. 

As bandagens podem ser indicadas no tratamento ou prevenção de lesões musculoesqueléticas, traumáticas, neurológicas, circulatórias e linfáticas. O uso das bandagens já vem se disseminando entre diversos atletas e profissionais há anos. De forma simplista, podemos classificá-las em bandagens não-elásticas e bandagens elásticas.

As bandagens não-elásticas tem a função de dar suporte para os músculos e as articulações. Podem ser utilizadas em casos de instabilidade articular, desequilíbrios musculares, entorses e subluxações. Enquanto as bandagens elásticas tem o objetivo de oferecer suporte aos tecidos sem limitar a sua amplitude de movimento. 

Segundo os profissionais que utilizam a técnica, as formas de aplicação das fitas influenciam diretamente seus efeitos terapêuticos, e por isso podem ser usadas como parte de um tratamento ou para prevenção de lesões. 

As técnicas dependem de alongamento da fita, local de aplicação e direção de tração. Vamos elucidar melhor os tipos de aplicação:

Ativação muscular: Deve ser aplicada desde a origem do músculo até o seu ponto de inserção, na mesma direção da tração muscular para facilitar uma contração. Como se embasaria a ação: A aplicação estimula mecanorreceptores cutâneos que aumentam a excitabilidade da unidade motora e provocam um reflexo no fuso muscular. 

Inibição muscular: Em casos de inibição muscular, pode ser aplicada do ponto de inserção à sua origem, muito utilizado em casos de pacientes neurológicos e dores musculares. Como se embasaria a ação: Dependendo da força de tração aplicada na fita, ela também pode estimular os órgãos do tendão de Golgi.  Estudos recentes demonstraram os efeitos da aplicação causando deformações teciduais locais, confirmando os efeitos que levam a um acoplamento neuro-mecânico em todo o membro onde a aplicação foi realizada.   

Aumento da circulação sanguínea e linfática:  Também conhecida como Linfotapping é utilizada com a aplicação cutânea no local do sistema linfático e linfonodos em forma de “onda” que ativa o sistema linfático e melhora o aporte sanguíneo local. Como se embasaria a ação: Estudos confirmam a eficácia quando aplicados em tecidos com hematomas e edemas, aumentando o tempo de absorção e reparo tecidual. Além disso, pesquisas demonstraram ótimos resultados em linfedemas com fibrose, retrações e pós- operatórios.

Melhora da dor: a aplicação deve ser realizada inibindo as fibras musculares de tensão para diminuição de dores músculoesqueléticas. Como se embasaria a ação: A utilização da fita causa a estimulação do tecido e disparo de fibras aferentes de grande diâmetro, que fecham o portão aos sinais de dor transmitidos por fibras aferentes de pequeno diâmetro (Teoria das Comportas). Esse estímulo produz uma diminuição em algias. Metanálises comprovaram evidências desse efeito. 

Colaboração:

Dra Renata Luri e Dra Juliana Satake,  Fisioterapeutas Unifesp e Clínica La Posture

Referências:

Bordin, Suelen; Marini, Talinara Cristine; Florianovicz, Vivian Carla; Calegari, Leonardo; Pimentel, Gilnei Lopes.Efeitos agudos da bandagem elástica na atividade muscular / Acute effects of elastic taping on muscle activity. Conscientiae saúde (Impr.) ; 16(3): 335-341, 2017.

 Cipriano, Pâmella; Oliveira, Claudia de.Influência da bandagem elástica kinesio tape e da hidroterapia na dor pélvica posterior e na funcionalidade nas atividades diárias de gestantes / Effect of bandage elastic kinesio tape and hydrotherapy on back pelvic pain and functionality of pregnant daily activities. Fisioter. Bras ; 18(1): f: 02-I: 11, 2017.

Park, Ji-Su; Yoon, Taehyung; Lee, Sang-Hoon; Hwang, Na-Kyung; Lee, Jung-Hoon; Jung, Young-Jin; Lee, Gihyoun.Immediate effects of kinesiology tape on the pain and gait function in older adults with knee osteoarthritis. Medicine (Baltimore) ; 98(45): e17880, 2019.

Sampath, Kesava Kovanur; Mani, Ramakrishnan; Katare, Rajesh; Cotter, James; Tumilty, Steve.Regarding: The acute effects of integrated myofascial techniques on lumbar paraspinal blood flow compared with kinesio-taping: A pilot study. J Bodyw Mov Ther ; 23(2): 229-230, 2019.

Veja Também

Anatomia e Fisiologia

Parte II- A memória muscular

A memória é um processo em que a informação é codificada, armazenada e recuperada.  A memória relacionada a musculatura pode fazer com que em pessoas