“Tele Fisioterapia”: Como funciona o atendimento não presencial na Fisioterapia?

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Sabemos que o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, normatizou o atendimento fisioterapêutico e terapêutico ocupacional a distância durante a pandemia do Coronavírus.

A resolução trouxe três novos termos para os profissionais: Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria. Abaixo, replicamos as orientações do COFFITO acerca dos atendimentos:

Teleconsulta consiste na consulta clínica registrada e realizada pelo fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional à distância, ou seja, de forma não presencial.

O Telemonitoramento, por sua vez, se dará pelo acompanhamento à distância, por meio de dispositivos tecnológicos, de pacientes que tenham sido previamente atendidos presencialmente. Nesta modalidade, os profissionais poderão utilizar métodos síncronos e assíncronos, além de terem autonomia para decidir sobre a necessidade de encontros presenciais para reavaliação e possibilidade de encaminhamento para outro profissional.

A Teleconsultoria consistirá na comunicação registrada e realizada entre profissionais, gestores e outros interessados da área da saúde, fundamentada em evidências clínico-científicas e em protocolos disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, visando esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho.

Preste atenção!

O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional têm autonomia e independência para determinar quais pacientes ou casos podem ser atendidos ou acompanhados à distância, baseando suas decisões em evidências científicas, no benefício e na segurança de seus pacientes.

A normativa ainda determina que o profissional ficará autorizado a prestar serviços de forma gratuita, sem a cobrança de honorários, cabendo a decisão quanto a graciosidade do atendimento a cada profissional.

Lembrando que o atendimento de fisioterapia a distância está previsto através da Resolução COFFITO 516, durante a pandemia do coronavírus.

 

Veja Também

Fisioterapia

O uso de ventosas em dores na coluna (Parte II)

A lombalgia é considerada um problema de saúde pública que pode afetar qualquer pessoa. Cerca de 80% das pessoas sofrerão ao menos um episódio de