Apesar da grande importância do Fisioterapeuta nas disfunções da ATM, a intervenção fisioterapêutica não é amplamente conhecida pelos profissionais e alunos em formação universitária.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Tratamento das Disfunções da ATM é área pouco explorada por Fisioterapeutas.

Apesar da grande importância do Fisioterapeuta nas disfunções da ATM, a intervenção fisioterapêutica não é amplamente conhecida pelos profissionais e alunos em formação universitária.

Estudos epidemiológicos estimam que 40% a 75% da população apresentem ao menos um sinal de DTM, como ruídos na ATM e 33%, pelo menos um sintoma, como dor na face ou na ATM.

Há ainda alguns autores que declaram ser “o mal do século”, pois devido ao aumento do estresse e demais alterações na saúde mental, há concomitante aumento das DTMs.

Para nós, fisioterapeutas, é muito comum recebermos pacientes com longo histórico de dor, estresse e sofrimento físico e emocional decorrentes da disfunção temporomandibular. É preciso ter critérios investigativo (de avaliação), persistência e enxergar o paciente como um todo, pois as comorbidades com outras dores crônicas são muito comuns. É fundamental estar atualizado e preparado para um exercício responsável e ético.

Os tratamentos são multidisciplinares, incluindo profissionais cirurgião dentista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, além do cirurgião buco maxilo facial que é um profissional que contribui para o diagnóstico da disfunção.

As correlações posturais das DTMs com a região cervical são de grande importância para o planejamento do tratamento e a garantia da eficácia do tratamento para a resolutividade do caso.

É comum a busca desses pacientes por profissionais especializados e que atuem de forma global, tanto nos serviços de assistência particular como no serviço de assistência complementar. No serviço público, na área da fisioterapia, não há nada específico para o tratamento dessas desordens, geralmente consideradas crônicas.

Há um campo de trabalho aberto e com poucos profissionais fisioterapeutas (em comparação com demais áreas) que atendam a demanda. Porém, é preciso lembrar que a falta de profissionais está atrelada a formação do fisioterapeuta que aborda pouco os aspectos da intervenção nas desordens da ATM.

Patrocinado

Por este motivo, é importante buscar auxílio de escolas de educação continuada que ofereçam cursos práticos, que possam auxiliar o profissional a realizar um correto diagnóstico e intervenção fisioterapêutica.

Dra. Milene Regina Spinosa, é fisioterapeuta (CREFITO 3 42732-F), especializada em Fisiologia e Biomecânica e em desenvolvimento motor. Atua com as desordens da Articulação Temporo Mandibular. Docente do curso de “Fisioterapia nas Disfunções Temporo Mandibulares” do Centro Educacional Resportes.

Veja Também

Bandagem Funcional

Investir no Taping na Estética

Investir no Taping na Estética   Os cosméticos são os recursos mais utilizados e conhecidos nos atendimentos da Estética. Porém, nas últimas décadas, outros recursos